Evangelho (João 1,45-51)
45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
Comentários:
Felipe recem convertido e cheio de esperanças em seu falar inicia seu trabalho de anúncio do evangélio apresentando o profeta de Nazaré. Natanael que tinha um certo conhecimento das sagradas escrituras tratou com desprezo a Felipe e a cidade de Jesus, Nazaré da Galiléia. A cidade de Nazaré, que era a cidade onde Jesus viveu, era uma cidade pobre e com poucos habitantes. Alguns estudos apontam cerca de 300 habitantes. Podemos comparar a cidade de Nazaré com a Guaribas-PI que conhecemos na atualidade.
Natanael com o preconceito e desprezo ignora dizendo “De Nazaré pode sair coisa boa?”. Felipe com sabedoria não perdi tempo discutindo, entendendo que este não é o melhor caminho para convecer o amigo que está cego com seu orgulho intelectual e espiritual. Felipe apenas diz "“Vem ver!”".
Jesus com sua sabedoria e conhecimento da psicologia humana recebe Natanael com um elogio: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Elogio este suficiente para desarmar o coração de Natanael que diz "“Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”". O Senhor sabendo dos perigos da vaidade diz “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira?”. Poldando assim os efeitos da vaidade e depositando esperança em seu coração dizendo: "Coisas maiores que está verás! ... Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”".
Com pequenas ações Natanael tem seu coração mudado e convertido e é assim que Jesus age através de irmãos como Felipe que com simplicidade dizem "Vêm ver!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário